quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Velhinhos, velhinhas, velinhas



Ser balzaca não é uma coisa muito fácil, aviso logo àquelas que estão para chegar aqui, e olha que estou sendo singela e amiga hein?

O primeiro sinal de que as coisas não são mais como antes é a pele, ahhhh, você sabe que chegou aos 30 porque quando acorda não tem só cara de sono e o nariz avermelhado, de brinde você ganha a marca do travesseiro de um lado do rosto e a marca do lençól permeando todo o resto do corpo, enfim, você acorda devidamente texturizada, se tacar uma tinta a base d'água e passar uma lixa em cima dá uma pátina na certa. Aí, não bastasse levantar e dar de cara com aquela pessoa "semi-patinada" no espelho, você percebe que aquele espaço que fica entre os seus peitos está bem enrugadinho, claro, isso vai sair ao longo do dia, quando os peitos pesarem junto com a gravidade para o lugar que eles NÃO deveriam estar, mas a visão do "enrugatinho peitorífico" é um gostinho do que ainda está para vir, no dia em que o enrugadinho não for mais embora e ficar lá para todo o sempre, amém. É aterrorizante.

Aí vem o problema crônico com as roupas. Aquelas que você costumava usar, que no meu caso incluíam roupas estilosas, vários decotes, estampas variadas e muita roupa "da terra" (que não significa usar cáqui, mas sim algumas rendas, alguns bordados - sou do nordeste né gente), além de alças finas, e tudo curto começam a brigar com você (mas não necessariamente o curto com o decotado e o justo juntos viu gente?). Não, VOCÊ começa a brigar com elas. Você se sente "imatura" o suficiente para vesti-las, se sente "segura" o suficiente para ousar, se sente "jovem", mas quando você VESTE a roupa parece que ela não "orna" com a sua cara de balzaca. Você se sente de um jeito moleque maroto travesso mas o espelho te MOSTRA uma casca um pouco mais para passada do que para madura e a pessoa que você vê no espelho parece não condizer com a pessoa que quer usar aquele vestido prateado decotado de alcinhas MARAVILHOSO que você gastou OS OLHOS DA CARA uns bons 5 anos antes para conseguir ter no seu armário. Os braços já não são mais os mesmo, e alça fina por mais magra que você seja parece que não ajuda muito em nada. O suvaco começa a sofrer o efeito Vera Fischer. Então você começa a se sentir compelida a comprar novas peças brigando sempre para não parecer matronal demais, velha demais ou....a sua mãe demais. Eu me pego perguntando se não estou parecendo uma babaquinha com as roupas que estou usando, e olha que nunca fui de perguntar muito a opinião dos outros com relação ao que visto.

Já não bastasse a crise de identidade (espelho x íntimo) seu metabolismo dá um voleio e você começa a perceber gordurinhas em lugares nunca dantes vistos. A pele (aquela mesma que texturiza enquanto você deveria estar tendo um sono de beleza) não ajuda em nada, aí a barriga começa a ficar com aquele aspecto de cimento recém colocado, e ela começa a pular junto com os peitos quando você corre. Te digo uma coisa, cara amiga, a sensação não é lá das mais animadoras. A minha que é branca que só leite tá que só um manjar de côco, só falta a calda de ameixa. O piercing do umbico foi retirado para não ficar parecendo a ameixa, porque né, já basta o pudim de côco não preciso colaborar colocando a ameixa em cima. As celulites parecem preás, reproduzem-se à velocidade da luz, e você começa a sentir certas dores no corpo, especialmente quando você resolve usar aquele seu salto maravilhoso que comprou anos atrás e que costumava ir com ele até comprar pão na padaria...ai meu joelho.

Aí você começa a perceber que nem todas nós somos a Madonna, que pilates custa os olhos da cara e mais uns 3 dentes da frente, e que o tempo que deveria ser vasto não sobra para você ir para a academia para começar, antes tarde do que nunca, a reparar os errinhos que o tempo vai cometendo. Então você, que é uma criatura consciente, resolve ir na endocrinologista. Vai para ver se suas taxas, que antes para você só significava um odioso valor a mais no condomínio, estão ok.

Então a endocrinologista, que não quer nem saber se você vai tentar um suicídio depois disso, diz que você está com sobrepeso, e que isso vai fazer mal às suas articulações. Não bastasse o ódio eterno de ter que ouvir de uma pessoa, que nem a sua mãe é, que você está é gorda minha filha, você sai da endocrinologista com uma dieta de 1.500 cal/dia.

Sim, eu visitei a endocrinologista ontem e descobri que além de envelhecendo, agora vou ter que passar FOME. Nada contra virar uma sílfide, mas pô minha senhora, 1.500 cal? Não enche nem o buraco do meu dente. Leite desnatado? Para mim tem gosto de água suja, e olha que eu ADORO leite. A sopa não pode ter arroz, nem batata e muito menos caldo Knorr ou macarrão, ou seja, vou ter que tomar caldinho de velhinho no hospital. E cortou o açúcar, assim, sem dó nem piedade, disse com todas as letras: AÇÚCAR NÃO. Eu não curto doces, nunca curti, sou da turma da coxinha (embora RARAMENTE faça frituras ou use óleo na cozinha), mas eu nunca me adaptei com adoçante, nenhum, de marca alguma, odeio, pavor, nem nada zero eu consigo tomar porque eu acho que tem gosto de adoçante. Eu não entupo meu suco de açúcar, uso cristal porque é mais saudável, mas tirar o meu açúcar foi golpe baixíssimo, com requintes de tortura chinesa.

Para aliviar ela te dá um papelzinho com frases de efeito do tipo:"Não existem remédios para a cura da OBESIDADE, mas sim, para axiliá-lo a mudar seus hábitos alimentares." E eu, que andava me sentindo gordinha, agora tô me sentindo uma obesa mórbida. Se isso era para levantar meu astral me fez ter vontade de comer uma panela inteira de brigadeiro (e olha que eu não gosto de doces hein?). Tive ímpetos de me atirar embaixo do primeiro ônibus de linha suburbana que passasse na minha frente. Para terminar a entrevista, ela olha bem dentro dos meus olhos e diz: "Não tenham em casa o que NÃO PODEM comer" (sim, no plural, o marido foi comigo e também saiu de lá com dietinha, a dele, 2.000 calorias/dia, eu tô com pena do marido, de verdade). Dita esta frase marido me olha com olhar de cumplicidade. As duas antas fizeram a feira do mês 4 dias antes, e é lógico que dentro de todos os vários itens que compramos apenas QUATRO batem com a lista (arroz integral, pão integral, requeijão light e queijo branco). Nos despedimos da nossa nova nazista odiada, os dois cabisbaixos, tristes com a fase "Etiópia Now" que começará na nossa residência quando marido se vira para mim e fala a frase da semana:

"E AGORA AMOR, COMO FAZ? COMEMOS TUDO QUE COMPRAMOS DE UMA VEZ SÓ?"


Mais tarde, marido e eu nos encontramos em casa, enquanto eu preparava uma pizza que comprei na feira do mês ele já entra dizendo: VOU ME ENTUPIR DE WAFFER PIRAQUÊ COM LEITE COM NESCAU! Eu informo que tô com uma pizza no forno e temos uma crise de riso.

São nessas horas que casar é um grande negócio.




Beijos e Lambidas

12 comentários:

  1. Bom, eu preciso comentar por partes. A questão da balzaquianice está cada vez mais presente no meu dia a dia. Começando pelo Renew (30+) que uso desde o ano passado, quando ainda tinha 26 anos (e estava muito perto de completar 27, mas isso é mero detalhe). Porém, em algumas épocas do ano, TODAS AS ESPINHAS QUE NÃO TIVE NA ADOLESCÊNCIA resolvem aparecer de uma vez. Aí fico com a pele CAGADA. E preciso alternar o uso de Renew com algo mais "jovial".

    Quanto às roupas... Vou dar um exemplo do dia DE HOJE. Saí com uma saia até o joelho, uma camisete branca e uma sandália LOOSHO que, óbvio, destrói o pé. Estava me sentindo um híbrido de Heloísa Helena com aquela diarista crente que fazia faxina pra minha mãe. Porém, segundo um dos marydos, eu estava CHIC. Mas aqui o calor estava tão insuportável que, quando cheguei em casa no fim do dia, minha vontade era arrancar a roupa. Coloquei um vestidinho floral, super curto e tô aqui, me sentindo uma periguetchy, no melhor estilo PLANET GIRLS. Ainda bem que estou em casa, me preparando para a santíssima trindade de quarta-feira: escova no cabelo, futebol e... melhor deixe.

    Quanto à dieta... Gente. Eu sou uma pessoa que, podemos dizer, fez DUAS REDUÇÕES DE ESTÔMAGO em menos de 3 anos. Passei por duas dietas líquidas de praticamente um mês. Então, quando alguém conta que começou regime, SOFRO junto. Porque foram uns 20 anos de gordinha->gorda->obesa mórbida. E nesse tempo eu fiz de TUDO-TUDO. Dieta dos 13 dias (aquela das bolachas com café preto SEM AÇÚCAR)? Presente! Vigilantes do Peso? Presente! Femproporex, Dietil e afins? Presente! Acompanhamento nutricional? Presente... E nem vou continuar porque a lista é looonga! Então sou solidária com quem resolve encarar um regime, pq sei que não é fácil. Sei que precisamos de uma força de vontade IMEEENSA pra abrir mão do açúcar no cafezinho, do leite engordurado, da fatia generosa do bolo de chocolate. E da Coca-Cola convencional. Aiii! Mas cara, outro dia eu ouvi um elogio meio às avessas (que preferi encarar como um elogio, ok?): "Ana, quanto mais você emagrece, maior o seu nariz parece." HAHAHA! Parei no emagrece, BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA. melhor-post-que-eu-li.

    celulite que é preá, barriga de cimento e, a melhor, pele texturizada!

    ainda bem que somos lindas e fodas, pq olha... tá fácil pra ninguém não.

    qual o cardápio de hj? hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Depois eu comento mais, tô rindo com o comentário do marido! (eles são ótimos, né?)

    ResponderExcluir
  4. Melhor post que eu li [2]

    Totalmente meu momento a descrição da velhice. Sinta meu drama: eu ficou o dia inteiro de collant e meia fina perto de meninas de 15. A presença delas me joga na cara, todos os dias, o quanto meu corpo ficou largo, o quanto alcinhas que caem mal, o quanto minha pele marca e demora pra desenrugar, o quanto minhas roupas preferidas já caem de maneira duvidosa em mim.

    Envelhecer é uma merda, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  5. amiga, concordo com você em gênero, número e grau sobre as rugas indevidas que a vida nos traz depois dos 30. pior é quando a gente se dá conta disso e fica tentando "esticar" a pele ao acordar, pra ver se volta logo ao normal. eu pelo menos, fazia isso. desisti de endocrinologistas e descobri a pólvora pra deixar qualquer um feliz: nutricionista funcional. e o mais legal: geralmente são "nutrólogos", ou seja, MÉDICOS, que atendem no plano de saúde. te passam exames, te dão dietas mas não te mandam parar de comer as coisas, só regrar e entender o que te faz bem ou não. a nutrição funcional descobre o que te faz mal, que eles chamam de "alimentos inflamatórios". vai por mim, pesquisa aí em recife onde é que tem que vc e o el maridón serão muuuuuito mais felizes. beijocas.

    ResponderExcluir
  6. É, a vida depois dos 30 é muuuuuuuuuito dura!
    Eu ainda não cheguei na fase de ir no endocrinologista não, mas já fui apresentada à barriguinha e à celulite...

    ResponderExcluir
  7. Passando para por a leitura em dia. Nada como um sábado chuvoso...
    Há braços!!

    ResponderExcluir
  8. Amigammm! Eu nem sabi que tu ainda escrevia no blog... tava lá no Post de Gasolina pegando o link para meu novo blog (isso mesmo) e te encontrei rsrsrs, depois linko também ok?
    Pois é, nem me fale em passar dos 30... compartilho o desespero, você bem sabe... Pior foi ver a Julia Petit no Jô hoje jogando na cara que tem 37!!!! mas afinal, o que é o efeito Vera Ficher no suvaco!?!?!?
    Beijos,
    Nanda

    ResponderExcluir
  9. Ai amiga, eu entendo bem o seu caso! Aqui em casa estamos o casal balofinho! E emagrecer está se tornando cada dia mais difícil, a idade vai pesando, a preguiça do exercício grita e o marido come feito um cavalo! hahahahahaha

    Diga a artur que adoro biscoito piraque, é uma delicia dos deuses, o de limao então! oh maravilha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho pra dizer que já faz 1 mês que li esse post e desde então passei a monitorar o comportamento da marca da dobra dos peitos.

    No momento estou na fase da dobra que amanhece e desaparece! Espero que fique assim bastante tempo!!!

    Ahahahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bicha!!!! Rí como um louca gorda que sou!!! A última dieta que tentei foi a dos pontos. Desisti qunado ví que minha cervejinha de Domingo(as várias) valiam a refeição de cinco meses.

    ResponderExcluir
  12. Aí gente!!!!!!! Temos de nos cuidar, mas não podemos esquecer que nada na vida é de graça. Geralmente depois dos trinta, temos pelo menos profissão (se não tiver, tá ferrada!!!) Aí, tb temos mais maturidade para enfrentar coisas q qdo tínhamos "tudo no lugar" era uma tem-pes-ta-deeee...Então, povão, vamos desencanar dessa de só ficar pensando na aparência, é melhor ter vinco entre os seios e um montão de coisas mais que só quem vive pode contar que as tem. Resumindo, vamos beber cerveja e rir muito que é melhor que pensar em celulites, etc e tal.

    ResponderExcluir