sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Todo Carnaval Tem Seu Fim, Amém

Quem me conhece sabe, eu sou carnavalesca até em baixo de chuvas torrenciais. E tem certas coisas que só sendo Pernambucano para entender - tipo estar em pleno carnaval debatendo com os amigos a fantasia que vai usar no carnaval do ano seguinte. Eu passo, literalmente, o ano inteiro esperando fevereiro chegar, e não é porque "saudade já não mata a gente", é porque é carnaval mesmo.

Nos últimos anos me vejo dona de uma missão. Pular carnaval por mim e pelas amigas que estão fora e não podem, por algum motivo, estar aqui comigo. Pulo pela amiga que já foi parceira dos meu carnavais de solteira e que hoje está sentada com a bunda na frente de um pc lá no sul do Brasil escrevendo uma interminável dissertação de mestrado, pulo pela que está além mar em terra de patrícios e que se quisesse vir só viria se fosse à nado, pulo pela outra que mora em Brasília mas adotou o carnaval de PE como se fosse seu e de mais ninguém. E pulo por mim, pulo por tu, e pelo rabo do tatu também.

Esse ano meu carnaval foi mais ou menos assim: Acorda de manhã, maquia, coloca fantasia, pega Mini, maquia, coloca fantasia, checa dinheiro, amarra uma bolsinha na cintura, junta todo mundo, pega ônibus, vai para Olinda, sobe ladeira, Vassourinhas, beija marido, desce ladeira, Olinda! Quero cantar...encontra o amigo, come um queijo coalho na brasa, freva com Mini, sobe ladeira, pórópópópó...., desce ladeira, Trinca de Ás, vira na curva, água, cerveja, volta para casa, toma banho, percebe que o protetor 30 não adiantou de nada e você está mega queimada de sol, aposenta todas as fantasias dos outros dias porque sabe que são todas muito abertas e que você não vai aguentar o sol lambendo as queimaduras, dorme.

Acorda de manhã, maquia, coloca uma roupa normal e um chapéu de palha, pega Mini, maquia, Mini vira She-rá She-rá, checa dinheiro, amarra uma bolsinha na cintura, junta todo mundo, pega ônibus, vai para Olinda, sobe ladeira, encontra povo, Sala da Justiça, SUPER NANDO REEEIIIISSS, o Homem Aranha descendo de rapel de um prédio, Vassourinhas com paradinha funk, um stress pela primeira vez em 20 anos de carnaval (esse fica para outro post), beijos do marido, banho de água gelada, Os Jetsons todos incluindo a Rosie, Pinguim e a Mulher Gato (só que o Pinguim era mais alto que eu), desce ladeira, Maracatu, maracatu, maraca, maraca, maraca-tu, pessoas de Aracaju, Mini fica com o pai, pega bus, vai para o Recife Antigo, Quanta Ladeira, Olinda Quanta Ladeira, Quanta ladeeeeeeeeeira....Olinda Quanta Ladeiraaaaaa, pulos, come camarão no shopping que estava aberto, dá abraço no amigo, volta para casa, toma banho, as queimaduras estão lá firmes e fortes, dorme.

Acorda mais tarde um pouco, maquia, short jeans, camiseta preta e um chapéu estiloso, checa dinheiro, amarra bolsinha na cintura, junta todo mundo, bus, chega já de tarde em Olinda (perceba o cansaço batendo), deixa roupas de Mini na casa do pai (que mora em Olinda), sai todo mundo, sobe ladeira, desce ladeira, Maracatus, Caboclinhos, pula, freva, ri, gargalha, pega bus, Recife Antigo, amigo arruma entradas para área vip do palco principal, encontra pessoas de Brasília, amigo vestido de Chuck-O Boneco Assassino, fotos com o amigo fingindo que está aterrorizada, assiste um bloco lírico, Eu quero é mais, show do Diogo Nogueira, sambinhas gostosos com o marido, entrevista para a Globo (pq eu sou fina), aparece no telão dançando desvairadamente (socorro), marido aparece no telão pior do que você (socorro 2 a missão), Dudu Nobre, samba, samba, samba juntinho, fotos, fotos, mais fotos, bolhas nos pés, casa, morri.

Terça feira optei por um programa, ficar em casa e comer devidamente, e cuidar das bolhas nos pés. Olinda é bom na terça, mas as pessoas que vão, por ser o último dia de carnaval, costumam beber em triplo, querer se dar bem (se é que vocês me entendem) sete vezes mais, e eu pessoas, morri um dia antes. Só fiquei triste porque Mini foi com o pai, vestida de Chiquinha e eu nem estava lá para fotografar. Fim da terça, a gripe bateu, a pessoa tem 34 anos e acha que no carnaval rola um desconto de idade e ela fica com 16 de novo, só pode dar nisso. Agora tô eu aqui, fungando, espirrando, tossindo e todo o pacote completo que uma boa gripe pode proporcionar para uma pessoa. Constatei na terça que minha casa tem purpurina até o teto, que está absolutamente tudo fora do lugar e que não há um espaço onde não tenha uma fantasia pendurada. A cozinha pessoas, ahhhh, a cozinha é um caso à parte. Meu banheiro se você entrar no box com fé, vai bater na China do escorregão que vai levar. E eu só consigo pensar em uma coisa: no ano que vem, que fantasia que eu vou usar?

Beijos e Lambidas

PS - Se quiser ver fotos do carnaval a Prefeitura de Olinda fez um Flickr

7 comentários:

  1. Ai... Eu queria tanto ter participado disso tudo... Fiquei sem fôlego só de ler, mas morrendo de inveja...

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou me deitar um pouco. Cansei só de ler.

    ResponderExcluir
  3. hahaha, que nem a Caminhante. fiquei exausta e com gripe só de acompanhar o relato.

    nessas horas dá até vontade de gostar de carnaval! deve ser bão mesmo, com bolhas no pé e tudo.
    =***

    ResponderExcluir
  4. Amiga, vejo que cumpriu sua missão (de pular por mim também) bem direitinho! Eu tô aqui cumprindo a minha, tão exausta e exaurida quanto a senhora mas menos satisfeita rsrsrs TE AMO e tô roxa de saudades!

    ResponderExcluir
  5. Aí que saudades de Olinda! Vc é muito cruel...me deixou taum invejosaaaaaaa, por alguns instantes.
    Mainha mora em Rio Doce (estamos de mal, Novidade...) ela nunquinha vai me convidar para fazer estas estripulias e me divertir no Carnaval. Pense numa mainha mais chata deste mundo ( é a minha) Vou morrer e não entender NUNCA. Êita mulher amarga, mal-humorada, infeliz, e mal amada. Está é minha Mainha. Detalhe sou filha única só tenho um irmão que tb mora em Olinda. Povinho mais difícil de entender. O Carnaval só me deixa triste por estes motivos, fazer o Q, né? Bjusss Baratinha fofa que sigo desde o Pré Natal da Mini. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Nossa senhora... quem sabe um dia... rs....

    ResponderExcluir
  7. Adooooooooro carnaval de Olinda!
    Fui em 2005 e morro de vontade de voltar!
    A propaganda da Skol desse ano é praticamente nós no carnaval de Olinda de 2005.

    Imagina nove meninas azucrinando, perdendo o bloco, sobe ladeira, desce ladeira, beija aqui, beija ali,, de república em rpública. Ficamos na "Casa da Tua Mãe", conheces?

    Ê saudade!

    E mais: meu pai começou a namorar minha madrasta no Carnaval de Olinda de 2002, imagina!

    ResponderExcluir