sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ter filhos...

.... é entrar para a escola de novo.

Esta última semana foi a semana de provas de Mini. Não preciso nem dizer que as notas dela estão péssimas, então, como mãe, uma atitude tem que ser tomada com urgência. Vou explicar melhor. Para quem lê este blog há um certo tempo, sabe que 10 dias antes do meu casamento eu perdi um número considerável de turmas, e junto com elas uma parte considerável do meu salário que estava reservada para a contratação de uma empregada, logo, sem salário, sem empregada. O problema na época é que eu trabalhava que nem uma condenada e ainda dava um jeito de ir para a faculdade à noite. Mini tinha 9 anos e não tinha como deixá-la sozinha em casa. Então tomamos uma medida de urgência sugerida pela minha mãe, Mini passaria a semana na casa da minha mãe e os finais de semana na minha casa. Por mais sofrível que fosse, era a única alternativa. E assim foi pelos últimos dois anos. Comigo rolava meio que um "Se vira nos 30." Eu ia trabalhar, dava um pulo na casa da minha mãe para dar uma atenção para Mini, ia para a faculdade, ligava....um corre-corre danado.

Aí, junto com a minha decisão de largar tudo no final do ano passado, a idéia de trazer Mini para casa de vez começou a tomar forma, mas ainda tínhamos um pequeno problema, eu saio de casa para ir para a faculdade às 17:00 e Arthur só chega em casa às 20:00, o que deixaria Mini sozinha em casa por 3 horas em pleno horário do jantar. Então seguramos a vinda dela por mais um tempo. No meio de toda essa confusão minha mãe contratou uma professora particular para Mini, ela ia diariamente dar aulas para a pequena. Sabe quando uma coisa não funciona? Foi essa professora. Mini é mais escorregadia que vaselina, ou você tem pulso para colocar para estudar ou ela monta em cima e dá um jeito de você não fazer nada durante aquelas horas de estudo e só se dar conta quando sai pela porta. E estava acontecendo exatamente isto com a tal professora. Ela vinha todo dia, todo dia Mini enrolava a coitada. E as notas? Deus me livre, a nota mais alta que Mini tirou nas primeiras provas foi 6,5 (e foi UMA só, todas as outras foram abaixo disso).

Então tomei outra decisão, assim, no começo do ano logo. Tranquei uma série de matérias da faculdade e trouxe Mini para casa. Não posso dizer que ela veio de vez, até porque não quero que ela relacione a vinda dela como uma punição por não estudar. Mas as últimas duas semanas ela passou aqui. E tome estudar. E eu estudando junto, né? Como é que eu vou ensinar algo ou tirar alguma dúvida se eu não sei?

Aí que esbarramos com um problema antigo meu, a Matemática. Gente, eu e os números não nos entendemos nunca, nem na época da escola, nem agora. Enquanto para mim ensinar história, geografia, ciências, filosofia, português e inglês para ela é uma facilidade sem fim, a tal da matemática tá me fazendo perder precioso fios de cabelos. Ela está dando potência, e quem disse que eu lembro disso? Junte à isso o fato da escola ter adotado um livro com uma linguagem complicadíssima (até para mim) e cadê que eu entendo alguma coisa? Tem horas que eu me pergunto como foi que eu consegui passar na sexta série se eu mal sei o assunto da quinta! Descobri que sou completamente que nem o Calvin, atéia em matemática.

Se por um lado eu tô agonizando com o assunto, tem momentos que a ignorância de Mini se torna até engraçada, tivemos uns momentos mágicos:

Momento mágico de história: Estou eu lendo um resumo que ela fez sobre um assunto e me deparo com Copahia das Índias - Filha, olha, acho difícil alguém ter frota na Copahia das Índias viu?

Momento mágico de ciências: Mini leu o assunto e veio me dar aula: - O vírus entra na célula (fazendo gestos com sinais e usando alfinetes como núcleo da célula e vírus) e com o tempo a célula contaminiza-se pelo vírus. (huahuahua)

Momento mágico de português: - Mini, o que é um adjetivo? - Por exemplo mainha, trabalhar é um adjetivo. (¬¬ - nessa ela quase perde os dentes - fiquei até com medo de perguntar o que era um verbo e receber linda como resposta).

Pois é, entre erros e acertos aqui estou eu, fazendo a sexta série de novo. Mas isso vai ter retorno, acredito que não nessas provas, mas na segunda unidade vai ter retorno, um retorno chamado notas.

Beijos e Lambidas

7 comentários:

  1. Nossa, amei seu blog, vou vim aqui mais vezes... Renata

    ResponderExcluir
  2. a minha preferida ainda é "- e os senhores feudais eram o quê? - ricos!". contei pra minha irmã e ela adorou.
    claro que tudo muda quando é o seu filho quem diz isso, depois de horas e horas estudando o assunto.
    e eu me sinto um ET justamente porque O MUNDO TODO reclama de matemática, detesta, e foi a matéria na qual eu fui melhor no vestibular da federal. tem tempo que eu não estudo, mas no concurso da EMBASA caiu raciocínio lógico (ou o que eles chamaram de raciocínio lógico, porque arranjo e combinação, no meu tempo, era a boa e velha matemática) e eu DEDUZI a fórmula de combinação (que era o tal fatorial, ou número empolgado, como diz um amigo meu. lembra do 6!? ele disse que imagina a pessoa exclamando SEIS!).
    mas claro que não cai matemática em concurso de juiz, até porque advogado não sabe matemática. rola uma lobotomia nesta parte do cérebro e o povo não consegue fazer uma regra de três ou uma percentagem que não seja 10%.
    saudades. =*

    ResponderExcluir
  3. ah.. deve ser bom tudo isso, vai.. minha mãe tb sempre estudava comigo. é muito importante a presença da mãe nestas horas.. e vai ter retorno sim, viu? vc vai ver! ;-)
    e depois nos conte!!rs..
    bjs

    ResponderExcluir
  4. UHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUAHU!
    Olha a tirinha que eu já postei no meu blog:
    http://4.bp.blogspot.com/_EbxW2lT9LTY/SWZO8pHJVPI/AAAAAAAAADo/fAIKY0wzpck/s1600-h/Calvin5.gif

    Calvin,você e eu somos todos iguais! Haahahahaha!

    Nossa, não sou mãe, mas minha irmã é pequena...Quando ela me pega pra Cristo tenho até medo!
    Boa sorte Baratinha ;)

    ResponderExcluir
  5. opa! aceito a ajuda sim! se quiser add meu msn é renata_martinez@hotmail.com
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. daqui uns anos eu volto aqui pra contar que que Dudu aprontou comigo na escola. hahahaha.

    vá lá, força na sexta série! as matérias são legais nessa etapa, vai por mim.

    =***

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu adoooro as histórias da Mini. Fico imaginando a cena. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Saudades!!!!

    ResponderExcluir