terça-feira, 4 de maio de 2010

Home at last!

Olha, foram 10 dias intensos, para dizer o mínimo. Se o mundo começasse a se acabar na China, eu ia continuar trabalhando como se o caos não estivesse acontecendo. Imersão total no mundo do cinema brasileiro. Só fiquei triste porque não consegui assistir à NENHUM dos curtas; toda vez que eles começavam eu ainda estava à km de distância do Centro de Convenções ainda trabalhando. Também não consegui assistir ao Bem Amado (damn!!) porque na segunda feira (dia da exibição) eu ainda estava organizando a hospedagem e trabalhei até mais tarde. Aliás, porque é que os cinemas brasileiros não começam a passar curtas? Mesmo que eles abram outros filmes! A parte boa é que curta-metragista sabe da dificuldade que existe em exibir um curta no cinema e por isso terminamos ganhando milhões de DVDs dos curtas que foram exibidos, depois vou pegar os meus lá na produtora e fazer sessãozinha de cinema com o marido em casa. Mas os que eu vi....bom, vou indicar néam? Então vou dar uma de Xuxu e escrever mini-resenhas para vocês se mexerem e passarem no cinema.


Léo e Bia

O filme é, na verdade, uma adaptação da peça. É praticamente a filmagem da peça inteira com tomadas boas, o cenário é o mesmo. Tem textos absurdamente incríveis, MAS (sempre tem um mas) ele passou logo depois de um filme muito forte, e para "minha pessoa" o filme acabou perdendo um pouco da graça porque o filme anterior me ganhou de corpo e alma. É meio paradinho também. Ah sim, Paloma Duarte ganhou o prêmio de melhor atriz e o filme de melhor trilha sonora.


O Homem Mau Dorme Bem


Muito, muito bom. Daqueles filmes que destinos se cruzam sem motivo aparente e aí....vocês vão ao cinema e descobrem o resto. hahahahaha... Ganhou os dois prêmios para ator e atriz coadjuvantes, que foram para a Mariana Nunes (uma fofa) e para o Bruno Torres e de melhor filme pelo voto do júri popular (que é importantão né minha gente, é pela votação do povo que foi lá e assistiu).

As Melhores Coisas do Mundo


Este filme simplesmente ABOCANHOU um monte de prêmios do festival. Melhor direção, melhor ator (para Francisco Miguez), prêmio da crítica, melhor filme, roteiro (que foi dividido com o filme Sequestro), fotografia, direção de arte e edição de som. A diretora é a Laíz Bodanzky (a mesma que fez Bicho de Sete Cabeças) e ela simplesmente nunca mais descia daquele palco da premiação. O filme basicamente é um "Malhação" porque trata da vida de adolescentes, mas gente, eu saí do cinema EN-CAN-TA-DA. É divertido, denso, e real, tudo ao mesmo tempo agora. Ri para me acabar, chorei, fiquei tensa, todas as emoções juntas em um filme só. Recomendadíssimo.


Sequestro

Desse não tenho nem a imagem, mas foi exatamente o filme que passou antes de Léo e Bia. É um documentário que foi filmado ao longo de 4 anos. Uma equipe de filmagem acompanhou a divisão anti-sequestro de São Paulo e depois o filme foi editado e depoimento das pessoas sequestradas foi adicionado. FORTE, e eu ainda acho que a palavra é fraca para o filme em si. Chorei do começo até o final, acompanhando o desespero das famílias, o esforço dos policiais e com os salvamentos. É um daqueles filmes que você sai abalado e com um pouco mais de raiva da raça humana. Espetacular, espetacular. Ganhou melhor roteiro e montagem.

Quincas Berro D'água


Este filme não estava concorrendo, ele foi lançado no festival (assim como As Melhores Coisas do Mundo, que vai para a telona no dia 07 deste mês). Pessoas, o que é o Paulo José fazendo o papel do morto (o Quincas). Aliás, o que é o Paulo José ponto final. Pessoa mais doce do mundo. Eu ri de me acabar com o filme. Espetacular. Amei.

Lógico que houveram outros longas, mas se eu não comentei foi porque foram os longas que eu não tive possibilidade de assistir. Corre povo, vai pro cinema!

Beijos e Lambidas


8 comentários:

  1. ai, delícia pura post cinematográfico.
    li muita coisa boa sobre 'Melhores coisas do mundo', lokapraver.
    e Sequestro também.

    mui me interessei pelo 'O homem mau dorme bem', que eu não conhecia. mas só pelo título merece a assistida, hein.

    adoro cinema nacional, viu. que bacana participar de festival, mesmo correndo que nem doida.

    beijo, Xuxu meu.
    =***

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, tanto orgulho de vc produtora de eventão assim! Chega o peito está cheio!
    Saudades já
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Na foto que vc postou de "O homem mau dorme bem" o cara é o Luiz Carlos, meu chefinho no projeto do CENA (Casa do ensino das artes) aqui na terrinha das pessoas e dos Joões. Viu como estamos tãããooo culturais? rsrsrs. Saudade de tú. Esse fds n vou praí pq é dia das mães (tinha esquecido), mas do proximo n falta. Só quero ver onde ficarei (indireta para as amigas sim!).

    ResponderExcluir
  4. hummm... me interessei em assistir varios.. rs..
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Isso me faz lembrar que preciso ir ao cinema. O último filme que assisti na tela grande foi Dick Trace...faz tempo.
    Há braços!!

    ResponderExcluir
  6. caramba... inacreditável. achei vc de novo após um século e meio longe (mas vc colocou o endereço do blog novo nos comentários!rs...) vou me inteirar de tudo desde 2008!rs...
    beijocas!!!

    ResponderExcluir
  7. ahhh já li o primeiro post desse blog... entendi!rs... beijocas de novo!

    ResponderExcluir
  8. gente, tá chique (camelante, mas chique). eu soube desta sua nova fase por seu marido. faz tempo que a gente não conversa, né?
    =*

    ResponderExcluir